segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

TOMANDO A ARMADURA DE DEUS

Texto Bíblico: Efésios 6. 11-16

Introdução:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; Efésios:6:11

Existe uma batalha a ser lutada. Cotidianamente temos várias "batalhas". E devemos está prontos para enfrentá-las todos os dias. Essas batalhas vêm em várias áreas de nossa vida: financeira, familiar, sentimental, casamento, filhos, trabalho, negócios, espiritual... Mas em Deus temos uma armadura disponível para enfrentar cada uma delas. Paulo neste texto nos fala sobre essa armadura. Ela nos reveste e nos fortalece. Afirma que a nossa luta nunca é contra as pessoas e sim contra aquele que nos resiste nos lugares celestias.

AS INDUMENTÁRIAS DE DEUS.

A) A verdade

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade... Efésios:6:14a

Paulo inicia a descrição da armadura de Deus com este item, isto é, "cingir os vossos lombos com a verdade". No contexto histórico tanto os homens como as mulheres usavam túnicas. A diferença entre a túnica masculina e feminina se dava em "detalhes". E para uma melhor mobilidade era necessário "cingir-se" ou seja, fazer uso de um cinto. Com este item poderia pegar as pontas da túnica e prender ao cinto, dando assim a mobilidade necessária, evitando que a túnica causasse tropeços...
Para um soldado que vai se vestir da armadura de Deus, vestir o cinto da verdade e tudo que se precisa para evitar tropeços.... A verdade é a base de um relacionamento com Deus e tudo que possa causar tropeços deve ser evitado...
Vista-se desse item nesse dia e comece a vestir-se desta armadura.

B) A couraça da justiça

e vestida a couraça da justiça, Efésios:6:14b

Este item é aquela grande parte de ferro que protege da cintura até o pescoço, tanto no peito quanto nas costas. Ela é usada para a defesa, protegendo todos os órgãos vitais como o pulmões, rins, etc. Mas principalmente o coração.
Quando deixamo-nos ser guiados pela "justiça divina, ou seja, agimos com justiça  (em Deus ). Estamos vestindo o segundo item da armadura de Deus. Que nos defende dos golpes mortais do inimigo.
Que seu dia seja assim:
Cheio de justiça (Seu falar, seu pensar, seu olhar. Até o seu ouvir).
Que neste dia tu possas está blindado por essa couraça da justiça.
Que seu coração seja blindado dos ataques ardilosos. E tua vida transborde de justiça de Deus. Tanto em teu agir como no receber.

C) O Evangelho da Paz

e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, Efésios:6:15

Estar com os pés calçados significavam está em prontidão e vigilância (Êx.12:11; Is.5:27). Um soldado não desamarra sua "botina" em tempo de guerra (Is.5:27) e não tira a farda nem para dormir,  devemos estar sempre prontos a lutar, e com alvos e objetivos claros.
Uma das funções do calçado para um soldado é a firmeza, estabilidade, manter o soldado de pé.
Calçar os pés com o Evangelho da paz é sempre está em prontidão, mas também é viver a firmeza, a estabilidade, é manter-se de pé, é viver em tempos de guerras, a paz que somente Cristo pode dar.
Mantenha os teus pés calçados nestes dias com esse calçado que somente Cristo pode dar.
Se surgir as guerras surgirem, calce seus pés com o Evangelho da paz.

D) O escudo da fé

tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Efésios:6:16

O escudo para um soldado  (daquela época) era algo indispensável. Ele servia de proteção contra as investidas diretas dos inimigos (flechas, lanças e espadas). O que Paulo nos mostra é que um soldado que faz uso da armadura de Deus tem que fazer uso desse acessório importantíssimo e indispensável chamado "Fé". Somente com ele se pode vencer todas as investidas do inimigo. Os dardos inflamados que são lançados em nosso direção para atingir nosso coração, nossa mente.
A fé é (em Deus) é muito mais do que crer na sua existência. É confiar nele acima de tudo, sabendo que ele nos protegerá em toda ou qualquer situação e condição. É andar sob sua direção. É viver um relacionamento de amizade com ele. É viver um relacionamento de filho com o pai com ele.
Tome este item da armadura de Deus para seu dia, sua vida, sua casa, sua família, seu trabalho, seus filhos, seu relacionamento conjugal,  seu negócio.

E) Capacete da Salvação

Tomai também o capacete da salvação, Efésios: 6:17a

O capacete é uma arma de defesa que na guerra protegia e protege a cabeça dos soldados contra todos os ataques que eles viessem a receber. Na Armadura de Deus esse capacete é a arma que protege a nossa mente contra todos os dardos do "inimigo" de nossas vidas. Está com a cabeça protegida com o capacete da salvação é está com a mente protegida. Em meio à uma guerra um soldado precisa ter seus pensamentos em ordem, caso contrário, ficará perturbado e não se concentrará no que pode preservar sua vida.
Assim como o capacete protege a cabeça de um soldado, o capacete da salvação protege a mente do "soldado" que se dispõe a vestir a armadura de Deus. Está com o capacete da salvação é ter sua mente  em Cristo e na sua "Santa  palavra".
Lembrando também que nessa batalha nós não estamos sozinhos: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Efésios 1:13-14).
 Que sua mente seja blindado pelo capacete de Deus, isto é, da salvação.

F) Espada do Espírito

"e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios: 6:17b"

Este é o último item da armadura de Deus para os seus soldados. A espada é um instrumento de defesa e contra-ataques.
Como o próprio versículo  explica a espada do Espírito é a palavra de Deus. Lembremos de que foi com ela que o inimigo  atacou o Senhor Jesus no deserto, mas também foi com ela que ele o venceu.
Numa batalha um soldado deveria ter muito habilidade com a espada para se manter seguro. Mas para isso era preciso muitos treinamentos de práticas. (Você tem treinado?) A espada do Espírito  (que é a palavra de Deus) deve fazer parte da sua vida, pois um soldado nunca a abandona.
Treine, pratique, exercite, nunca abandone sua "espada" (a palavra de Deus). Mantenha ela na bainha, junto de você. Ela vai salvar sua vida.
Deus te abençoe e conceda habilidades de um bom soldado de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário