quinta-feira, 28 de julho de 2011

POR QUE DEUS NÃO ATENDE MINHA ORAÇÃO?

TEXTO BIBLICO: ATOS 16.16-26

O Senhor não me ouve... Deus não quer saber de mim!”Dizer "O Senhor não escuta a minha oração!”Equivale a quase dizer: "O Senhor não me ama!"
Situação de Paulo e Silas era drástica. Depois de serem usados por Deus para libertarem uma jovem de um espírito maligno. Foram presos, julgados, humilhados, castigados e acorrentados. Pelas condições que estavam aos olhos da razão e circunstâncias tinham tudo para ficarem se lamentando ou reclamando com Deus, por terem feito um beneficio e passarem tais coisas.
Mas ao contrário de reclamações ou lamentações (que seria até compreensível aos nossos olhos para um momento de dor e sofrimento), eles oravam e louvavam a Deus, apesar de tudo.
Está é uma atitude nada fácil, para quem enfrenta lutas, doenças, crises e dores. Mas observando o texto podemos tirar algumas lições para nossas vidas:

1º - O servo de Deus deve vigiar com as astutas ciladas do maligno:

Deve tomar cuidado com os elogios que surgem no cotidiano: “São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação”(vers.17). Por mais que pareça um reconhecimento mediante a nossa dedicação em servir ao Senhor, estes elogios e reconhecimentos podem vir da boca do maligno para nos envaidecer, vem para nos aguçar o ego, nos fazer cativos de nós mesmos. O maligno sabia que “Aquele que estava” com Paulo e Silas era maior do ele. Por isso buscava uma ocasião contra eles para fazer com que eles ficassem em débito com Deus.

2º - Não podemos nos conformar com o mal. Devemos repreender imediatamente a ação dos espíritos malignos (no nome do Senhor Jesus) logo que percebemos sua presença. (vers.18)

3º - Mesmo que nos sobrevenha às lutas, provações e dores não devemos cessar de orar e louvar ao Senhor nosso Deus. A oração é o que nos aproxima de Deus. Louvar a Deus quebra os grilhões, rompe com as cadeias. Paulo e Silas foram “achados” por Deus, pois adoraram o Senhor em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). Há liberdade para os que louvam ao Senhor, abrindo seu coração para a verdadeira adoração e intimidade. Não é simplesmente um cântico, ou ouvir uma canção gospel. É buscar intimidade com Deus (Jr 33.3). É buscá-lo enquanto ele está perto (Is.55.6). É confiar Nele mesmo em meias adversidades e lutas, pois ele não abandona os que O buscam (Sl 9.10 Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam). As portas se abrem em nosso favor (vers.26).

4º - Quando buscamos o nosso Deus em oração e adoração, todos os que estão próximos ouvem e testificam nossa confiança no Senhor. Recebem pela nossa fé o Espírito de libertação que quebra as suas cadeias e têm portas abertas. Os que estão ao nosso redor são abençoados quando buscamos a Deus em oração e louvor.

Salmos 145:18 Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o  invocam em verdade.

A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que conheçamos a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação.

Salmos 139.1-4
1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário