quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDO AO ENCONTRO DE JESUS

TEXTO BIBLICO: MATEUS 15.21-28
INTRODUÇÃO: Depois de ter ensinado e pregado aos judeus, Jesus segue em direção das proximidades das cidades gentílicas (isto é, não judaicas). Tendo chegado ali procurou uma casa para que pudesse se ocultar (talvez ter um pouco de privacidade), mas não pode (sua mensagem é maravilhosa e seus efeitos são poderosos para que pudesse ficar em oculto). Logo que uma mulher Siro-fenícia (de origem grega) fica sabendo de sua presença, vai ao seu encontro. Ela sai em busca de solução para o seu problema. Sua filha estava endemoninhada. Mas ao clamar por ajuda não recebe de Jesus a atenção que conclamava.

TEMA: Quando vamos ao encontro de Jesus!

1) Devemos ter uma fé orientada (v.22) – A mulher era de origem gentílica (era grega), o que indica que talvez não conhecesse as leis judaicas perfeitamente. Mas ela buscou informação sobre “O Messias esperado pelos judeus”, pois quando soube da presença de Jesus (e de certo também ouviu falar de seus ensinos e obras) foi ao seu encontro. E quando o encontra, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim – esta expressão, é a expressão de quem realmente sabia quem era Jesus, O Rei dos reis, O filho de Deus – O Salvador.
Quando vamos ao encontro de Jesus precisamos conhecê-lo, saber quem é realmente Jesus, reconhecer sua soberania e sua missão.

2) Devemos ter uma fé modesta (v.22) - A maior necessidade que esta mulher tinha era a libertação de sua filha. E era isso que ela buscou naquele momento. Talvez tivesse outras necessidades, mas não se importou em aproveitar a oportunidade para entregar uma lista de suas necessidades ao Senhor. Foi modesta em buscar somente a libertação de sua filha, pois era o que mais necessitava. Quando vamos ao encontro de Jesus, precisamos ser modestos, não fazermos uma lista de necessidades para entregar ao Senhor, a fim de que aproveitemos a oportunidade. Pois Deus conhece todas as nossas necessidades. Devemos buscar sim, o reino dos céus e sua justiça, e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6.33)

3) Devemos ter uma fé persistente (v. 23,25) – Jesus ouve o seu clamor, mas não responde uma palavra. O Messias esperado estava diante dela e não responde o seu clamor – Uma frustração. Ela teve “motivos” para desistir, voltar para sua casa e continuar a conviver com seu problema (o que seria o óbvio naquele momento). Mas não foi esta a atitude que teve e sim de persistência.
Quando vamos ao encontro de Jesus temos que ter uma fé persistente- Não desistir ao primeiro sinal de dificuldade, impedimento ou falta de resposta no momento.

4) Devemos ter uma fé humilde (v.25) – No evangelho de Marcos 7.25 ela lança-se aos pés de Jesus. Mesmo sabendo que o Senhor não ouvia sua petição naquele momento.
Quando vamos ao encontro de Jesus, mesmo que pareça-nos que o Senhor não nos ouve, devemos ser humildes para nos prostrar aos seus pés.

5) Devemos ter uma fé de adorador (v.25) – Ela veio até Jesus e o adorou. Entendeu que para receber sua benção era preciso ter um espírito de adorador. Deus procura e abençoa os que realmente são verdadeiros adoradores (Jo 4.23).
Quando vamos ao encontro de Jesus, precisamos ter espírito de verdadeiros adoradores. Pois seremos achados por Deus e seremos abençoados por Ele.

6) Devemos ter uma fé que não desperdiça (v.26,27) – Estes versículos são um pouco dramáticos, pois aqui a primeiro instante parece que Jesus foi “áspero” com suas palavras a mulher que clamava por sua misericórdia. Na realidade ao perceber que a mulher tinha conhecimento a seu respeito, Jesus testa-lhe a fé, quando diz que não era bom que o pão seja tirado dos filhos e lançado aos cachorrinhos.

a) Jesus é o pão que desceu do céu (Jo 6.33,41) – Jesus é o pão da vida que desceu do céu primeiramente para os judeus e depois para os gentios. Porém os judeus não o aceitaram quando murmuravam contra Ele, desperdiçaram o pão da vida que foi lhes dado por Deus.

b) Jesus é o pão que foi feito em migalhas (Mt 26.26) – Jesus deu sua vida por todos indistintamente (Jo 10.11-16).
Os judeus comparavam os gentios como cachorros (no que tange vida com Deus), neste caso Jesus não compara a mulher como um cachorro, e sim quando fala de cachorrinhos, alguém que está muito próximo Dele, mas ainda não era a hora para que Ele manifestasse seu poder e glória a eles (os gentios).
A mulher entendeu perfeitamente sua colocação, mas retrucou dizendo que ela aproveitaria bem as “migalhas” do Pão que estava sendo desperdiçado pelos judeus.
Quando vamos à presença de Jesus, não devemos a exemplo dos judeus desperdiçar o “Pão da vida” que foi feito em migalhas para atender os necessitados de Deus.

CONCLUSÃO: Quando vamos ao encontro de Jesus precisamos ter uma fé orientada: sabendo quem é realmente Jesus, reconhecer sua soberania e sua missão. Devemos ter uma fé modesta: não sendo oportunista fazendo petições de coisas que não são tão primordiais em nossas vidas. Buscando primeiramente a justiça de Deus. Devemos ter uma fé persistente: Não desistir em primeiro instante quando não há resposta para nosso clamor. Devemos ter uma fé humilde: Estarmos dispostos a nos prostrar aos seus pés. Devemos ter uma fé de adorador: Adorá-lo em espírito em verdade. Devemos ter uma fé que não desperdiça: Não desperdiçar o “Pão da vida” que foi feito “migalhas por nós”.

Hoje você tem a oportunidade de fazer um encontro com Jesus . Mostrar sua fé e receber dele a benção para sua vida.

Dc. Anderson Soares

Um comentário:

  1. Olá Anderson, graça e paz.

    Estou aqui para lhe dar as boas vindas ao @FogoparaMissoes, e mais, conhecer este seu espaço virtual e segui-lo, pois acredito que você tenha algo importante a dizer.

    Quero também, te convidar a conhecer mais sobre o Ministério Fogo para Missões na internet, e principalmente o projeto #TempodeOração.

    Que nós, do FpM, possamos ser benção em sua vida!

    Edinelson F. Lopes
    Ministério Fogo para Missões
    @FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

    O Ministério Fogo para Missões tem o objetivo de servir igrejas locais na realização de missões, hoje estamos olhando e orando pela região do Vale do Ribeira, este é nosso chamado, qual é o seu? Não espere mais, clame ao SENHOR e seja a benção pela qual o mundo tanto geme! (Romanos 8:19)

    ResponderExcluir