terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estudo mostra as profissões do futuro no Brasil

m Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro aponta que o crescimento da economia, nos últimos anos, fez o Brasil esbarrar na dificuldade de encontrar mão-de-obra especializada em algumas áreas. Segundo a pesquisa, a próxima década será marcada por uma disputa por qualificação e que as profissões mais procuradas até 2015 será Engenharia de Petróleo. A informação é do Jornal Nacional.

Em Em segundo lugar aparece a área de engenharia ambiental. Entre as atividades de nível superior, os analistas de sistemas também estão bem posicionados (quinto lugar).

As dez primeiros colocados no estudo são engenheiro de Petróleo, engenheiro ambiental, técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos, ajudantes de obras civis, analistas de sistemas computacionais (TI), trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção, técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins, técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha, técnicos florestais e técnicos em manipulação farmacêutica.

A pesquisa Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira - 2015 ouviram representantes de 415 empresas em todo o País e analisou 128 profissões com as melhores chances até o ano de 2015.

O estudo foi realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE-RJ) e teve supervisão técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV).

* Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário