terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

“Quem é essa multidão?”

TEXTO BIBLICO: Marcos 6.34

Introdução: havia uma multidão que padecia necessidades de várias coisas (entre estas: fome, doenças, possessão, falta de compreensão, etc.). Essa multidão buscava oportunidades para terem suas vidas resolvidas (ou terem seus problemas solucionados).
Jesus cansado de uma longa trajetória de ensinamentos e curas, mal tinha tempo para descansar e alimentar-se. Então entra num barco e se retira para um local deserto, a fim de que pudesse descansar e alimentar-se. Logo que a multidão percebe que ele havia se retirado e sabem qual direção tomou, eles deixam suas cidades e seguem a pé em Sua direção, chegando antes de Jesus e seus discípulos do outro lado. Corriam de um lado para outro em busca de solução para seus problemas.

TEMA: “Quem é esta grande multidão?”

I. ERAM OBSTÁCULOS – Mc 2.4

a) Embora admirados com os milagres que Jesus realizava e até presenciavam estes milagres. Esta multidão em alguns episódios (como no texto citado) eram os que impediam muitas outras pessoas de serem abençoadas por Jesus. Serviam de bloqueio para as bênçãos de outros.

b) Mesmo que haja uma multidão que serve de obstáculo entre você e Jesus. É necessário aprender a superar este obstáculo, mesmo que isso exija de você um esforço além do seu limite. Para alcançar a benção de Jesus é preciso ter fé, esforçar-se, superar os obstáculos. É preciso aprender a vencer a multidão.



II. ERAM AQUELES QUE APRENDIAM COM JESUS - Mc 2.13

a) A multidão ia sempre ao encontro de Jesus, pois tinha o desejo de aprender seus ensinamentos, sua doutrina.

b) Maravilhavam-se com sua doutrina (Mc 6.2) porque eram com autoridade, não consistiam em vãs filosofias, e sim eram precedidos de sabedorias e milagres. E isso fazia com que a multidão pudesse testificar as verdades em suas palavras.

c) Aprender com Jesus nos leva ao conhecimento da vontade de Deus para nossas vidas, nos leva a conhecer Seus pensamentos (I Co 2.9-13). Isto nos leva ao conhecimento de seu “poder”.

III. ERAM OPORTUNISTAS – Lc 6.19

a) Vendo que um simples toque em Jesus era o suficiente para serem curados e/ou ficarem livres de seus problemas. Eles aproveitavam a oportunidades de terem Jesus por perto ou junto deles, aproximavam dele e tocam nele e em suas vestes. Talvez para alguns aquele momento fosse sua única oportunidade, deviam aproveitar a oportunidade.

b) Ser oportunista é clamar ao Mestre quando Ele está por perto (Isaías 55.6) como o cego Bartimeu (Mc 10.47) que clamou por sua misericórdia; Como Zaqueu (Lc 19.5) que ao ser chamado pelo mestre o recebeu em sua casa, tendo sua vida transformada; Ser como o homem que a 38 anos padecia enfermo e sobre a palavra de Jesus levantou-se e saiu curado (Jo 5.5-9);

IV. ERAM AQUELES QUE CONDENAVAM JESUS – Mc 15.15

a) A mesma multidão que outrora receberam Jesus em suas cidades e casas, receberam suas doutrinas, foram curados, tiveram suas vidas transformadas pelo Seu Poder, clamaram e exaltaram-no como o “Rei que vinha no nome do Senhor” (Mt. 21.9), agora clamam por sua condenação e morte, incentivados pelos invejosos filhos das trevas. Preferem um ladrão e assassino do aquele que trazia a mensagem da vida, as boas novas do Pai. Esqueceram ou preferem não lembrar-se o que Jesus representava para eles, o que Ele fez. Como os recebeu com compaixão. Esqueceram que Ele os adotou (em “Amor”) com suas ovelhas que não tinham um guia (um pastor) que os conduzissem as águas tranqüilas e pastos verdejantes, veredas de justiças, mesmo que caminhassem por vales sombrios (Sl 23). Esqueceram de tudo e simplesmente condenaram-no a morte.

CONCLUSÃO: Onde você está no meio da multidão? Qual é a sua posição em meio a multidão diante de Jesus? Você pode como a multidão servir de obstáculos e barreiras para que outros não recebam as bênçãos de Jesus! Ou vencer essa multidão quando ela tiver entre Jesus e você, superando seus limites para vencer pela fé.
Você pode se posicionar como a multidão que aprendia com Jesus e recebiam suas instruções e doutrinas. Receber dele o conhecimento de deus pelo Espírito Santo. Desfrutar de seus Milagres e Poder. Testemunhar suas verdades.
Você pode a exemplo de alguns que no meio da multidão foram oportunistas, tocando nele, clamando a sua misericórdia, recebê-lo em sua vida e casa, ter sua vida e família transformada pela presença Dele. Você pode sob Sua palavra (a palavra que tem poder, a palavra de Jesus) levantar-se de onde está e caminhar para uma vida transformada, cheia de bênçãos e do Espírito Santo. Ou simplesmente condená-lo e recusar seu “Amor” como o bom Pastor que pode te levar as águas tranqüilas, pastos verdejantes, veredas de justiça, que te livra dos vales sombrios. Você pode simplesmente condená-lo aceitando os incentivos dos filhos das trevas contra Ele e Sua verdade (que é a mensagem de vida).

Qual é sua posição no meio da multidão?

Um comentário:

  1. Graça e paz

    2013 está aí e o BlogFpM está de cara nova, com o gás renovado para mais um ano de desafios e muito a ser feito, queremos te convidar a estar conosco orando e agindo por missões novamente este ano através do Projeto Tempo de Oração 2013, saiba mais também em nosso site Ministério Fogo para Missões.

    O Ministério Fogo para Missões tem o objetivo de servir igrejas locais na realização de missões, hoje estamos olhando e orando pela região do Vale do Ribeira, este é nosso chamado, qual é o seu? Não espere mais, clame ao SENHOR e seja a benção pela qual o mundo tanto geme! (Romanos 8:19)

    Em Cristo, o Rei de toda glória.

    Edinelson F. Lopes
    Ministério Fogo para Missões
    @FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

    ResponderExcluir