segunda-feira, 11 de março de 2013

O QUE REALMENTE CONTAMINA O HOMEM?


TEXTO BIBLICO: Mt 15.10,11 Mc 7:15
Introdução: Nesses versos, Jesus não está dando permissão para usarmos todos os tipos de alimentos. Até mesmo que um cuidado deve ser tomado sim, pelo alimento que se ingeri: Ele deve ser sempre bem lavado, bem preparado, deve ser sempre observado o tipo de alimento que nosso “organismo aceita” (pois nem todo mundo pode comer de tudo, isto é, o organismo das pessoas difere uns dos outros) e o lavar as mãos é fundamental, sim o lavar as mãos antes de qualquer refeição. Jesus proferiu essa declaração, alguns fatos se tornam claros, mas é necessário fazer uma análise para entender o que realmente o Senhor Jesus queria nos ensinar:
1)   Jesus contou uma parábola. Mt 15.15  Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda?” Qual a finalidade de uma parábola ? Transmitirem ensinamento. Sabemos que esse tipo de narração não deve ser considerado doutrina, pois uma história fictícia é utilizada apenas para ilustrar a fim de se transmitir uma lição moral e/ou espiritual.

2)  Jesus tinha outro propósito ao mencionar esta parábolaMt 15.11b “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.
Os fariseus diziam que, se uma pessoa comesse sem lavar as mãos (ritual de purificação), iria ser contaminada (Marcos 7:1-4). Os fariseus eram guardiões das tradições de homens e os escribas eram legalistas. O lavar as mãos antes de comer o pão, não era uma questão de higiene e sim um ritual religioso que prezavam mais do que o guardar os mandamentos do Senhor, onde lavavam não só as mãos, e sim os braços, rostos, copos, pratos ou todos os utensílios que envolviam a refeição. E isto eles faziam todas as vezes que vinham da rua. O objetivo de Jesus era ensinar que a “fonte” das más ações praticadas pelo ser humano se acha no “interior”, não no “exterior”. Não há proveito apenas quando o exterior é purificado, como faziam os fariseus. (Ver Mateus 23:25,26.)
Portanto, ao Jesus dizer: “não é o que entra pela boca que contamina ao homem, mas o que sai da boca”. Simplesmente está afirmando: “Não é o ato de não lavar as mãos antes das refeições (o ritual religioso de purificação) que irá contaminar o homem, mas o que saem da boca, isto sim contamina o homem”. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem. São estas coisas que precisam ser purificadas dentro do homem.

DEVEMOS CUIDAR COM O QUE ESTÁ DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO:
a)  Cuidado com as palavras: Porventura não se dará resposta à multidão de palavras? E o homem falador será justificado? Jó 11:2 Tenha cuidado com o destempero de suas palavras. Uma frase dita com ressentimento pode destruir. Pense duas vezes antes de proferi-la. O desequilíbrio de nossas palavras pode provocar verdadeiras tragédias que mais cedo ou mais tarde voltar-se-ão contra nós mesmos.  A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.   Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.  Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor.  Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento. (Pv 10.11,19,20,21) Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. 
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. 
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. (Mt 12:34,36,37)

b)  Cuidado com os pensamentos: O alvo da vida cristã é justamente trazer todos os pensamentos cativo a Cristo, ou seja, de sermos "esculpidos" conforme a imagem de Cristo Rm 8.29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.  2 Co 3.18  Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Ef 6.17 Tomai também o capacete da salvaçãoTer o Capacete da Salvação é está com os pensamentos voltados para Cristo.

c)  Cuidado com o homicídio: Muitos enganam-se que para ser um homicida basta cometer o ato. O Senhor Jesus disse que basta você irar-se que já é um homicida ou um suicida. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 
(Mateus 5:21-25)


d)  Cuidado com o adultério, a prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias: Estas coisas estão praticamente ligadas entre elas. Pois o adultério leva a prostituição,  a prostituição leva ao furto (pois toda aquele que comete adultério, está se prostituindo e rouba de outro o que não é propriamente seu), o que furta dar falsos testemunho de uma vida digna e blasfema do Senhor quando este nos orienta a dar bom testemunho de uma vida de cristão. Devemos levar em conta o que diz Apocalipse 22:15  Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 

Estas coisas contaminam o homem e não o que come sem lavar as mãos em um ritual religioso, pois todo aquele que lavar suas vestes no “Sangue do Cordeiro” tem uma vida remida do pecado, se purifica não só no exterior, mas também o seu interior, sua aparência fica parecida com a de Cristo, pois sua vida reflete a imagem do autor e consumador de nossa fé. E seu interior é transformado pela presença do Espirito Santo. Aqueles que entregam suas vidas ao Senhor são lavados por dentro e por fora. Em Colossenses 3.8-10 diz: Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 
Quando aplicamos estas coisas, estas palavras, estes ensinamentos em nossas vidas somos moldados por elas e podemos sem rituais testemunharmos das grandezas de Deus para um mundo que anda em escuridão. Seremos luz do mundo e sal da terra, seremos enviados, seremos missionários de Cristo.

2 comentários:

  1. Olá


    Quero te encorajar a continuar seu trabalho atraves deste blog, que já estamos seguindo!


    Meu nome é Edinelson Lopes, sou coordenador de evangelismo do ministério Fogo para Missões, um ministério cristão de evangelismo e discipulado. Quero te convidar a conhecer o BlogFpM, e principalmente o projeto #TempodeOração, 360 dias de oração por missões.

    A internet continua sendo um excelente canal para promovermos o evangelho, mas é preciso que este trabalho seja feito no SENHOR, assim estamos à disposição para lhe servir, não apenas com nossas publicações, comentários ou lhe seguindo, mas principalmente orando, pois as pessoas que nos leem são reais, e alcançá-las só é possível no poder do Espírito.



    Esteja à vontade para nos visitar e nos seguir se desejar, seus comentários são importantes para nós

    , mas principalmente quero te encorajar a participar e promover o projeto #TempodeOração. Breve estaremos disponibilizando o Calendário de Oração 2016, venha com a gente!

    + Santidade
    + Serviço
    + Salvação

    Edinelson Lopes

    BLOG FOGO PARA MISSÕES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Já estamos seguindo. Quero lhes agradecer pelas palavras e apoio. Ficamos um tempinho sem publicação no nosso blog, mas pretendemos retomar o quanto antes.
      O projeto que vocês realizam é excelente. Contem com nossas orações e apoio.

      Excluir