terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UM MILAGRE COMPLETO

Texto Bíblico: João 4.46-54


Introdução: Neste texto vemos um homem que pertencia ao mais alto escalão do poder público. Um homem importante. Mas que tinha um filho à beira da morte, e de certo usou todo seu conhecimento, influência e dinheiro para salvar seu filho, o que nada adiantou. Mas ele ouviu falar de Jesus, surgiu uma nova esperança para salvar seu filho.

Tema: Alcançando um milagre completo.

Foram três milagres que foram realizados na vida deste homem:

1) O MILAGRE DA CURA DA INCREDULIDADE

a) Primeiramente este homem por um momento teve que esquecer qual era sua posição social e seu status. Ele teve que abandonar sua postura para poder subir até onde Jesus estava.

b) Ele teve que vencer a subida tortuosa e cansativa até Caná que estava a uma distância de 30 a 40 km de Carfanaum em linha reta. Ele teve que vencer os obstáculos que estavam diante dele.

c) No caminho para o local onde Jesus estava ele teve tempo para repensar sua situação e até duvidar a respeito se Jesus realmente poderia fazer um milagre na vida de seu filho. Embora fosse um funcionário do rei, ele convivia com os judeus (embora não se sabe se ele era ou não judeu, o que podemos deduzir que ele era romano para ocupar o cargo que tinha). Os judeus não criam em Jesus como o Filho de Deus, nem os da sua terra natal criam nele (Vs.44 – que diz que um profeta não tem honra em sua própria pátria). E este convívio pode ter dado motivos também para ele por um momento que seja para duvidar do poder de Jesus. Ele rogou ao Senhor Jesus que o acompanhasse até sua casa. Talvez ainda neste momento pudesse ter um ponto de dúvidas em seu coração, por isso ele espera que Jesus o acompanhe. Assim poderia ter a certeza que Jesus realmente pudesse fazer algo pelo seu filho. (Uma vez que Jesus o acompanhasse em todo aquele percurso de volta, Ele (Jesus) não deixaria de fazer o milagre que tanto esperava. Mas a reposta de Jesus foi para ele surpreendendo quando diz: Vs 48. Se não virdes sinais e prodígios, de modo algum crereis. Em outras palavras Jesus disse a ele: que se você dúvida, não adianta me pedir por este milagre. Ele teve que vencer a dúvida em seu coração para não perder o milagre que Jesus estava pronto para fazer na vida de seu filho.
Assim Jesus realiza o primeiro milagre deste momento – O milagre da cura da incredulidade. Jesus curou a incredulidade daquele oficial.
Quando o status, a posição social, o grau de influência, geram falta de fé em sua vida, é preciso à realização de cura em sua vida. Assim como Tomé (João 20.19-23), que precisou tocar em Jesus para ter a certeza de que o Senhor era presente em sua vida. Que diga de passagem estava no lugar errado na hora errada e não participou juntamente com os demais, quando Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo. Ausência por falta de fé faz com que perca a benção.
“Jesus vai soprar sobre você o Espírito Santo se você não se ausentar da presença dele e não duvidar de que ele pode transformar sua vida.”

2) O MILAGRE DA CURA FISICA

a) Quando houve um quebrantamento em seu coração, ele clama novamente ao Senhor que o acompanhasse, mas desta vez sua alma já estava curada, pois seu clamor soa em forma de louvor (Salmo 139.1 – 4: Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.)
Ele não duvidou e sobre a palavra de Jesus (O teu filho vive Vs.50) saiu e creu e logo recebe a noticia do milagre da cura física de seu filho.

3) O MAIOR MILAGRE: A SALVAÇÃO DE TODA SUA FAMILIA

a) Quando ele constata a hora que aconteceu o milagre foi a mesma hora que Jesus disse: Teu filho vive (Vs.53), ele testificar isso a todos de sua casa e toda sua família creu no poder de Jesus. Alcançando assim a salvação para ele e toda sua família – Este é o maior milagre que pode acontecer para você e sua família, que todos possam alcançar a salvação e tenham o direito de terem seus nomes escritos no livro da vida. (Ap 3 - 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.)
Tenha o direito de ter o seu nome e todos da sua casa no livro da vida, crendo nas palavras de Jesus e testemunhando para todos, o que Jesus tem feito por você.

Resumo: Você pode receber os milagres e as bênçãos de Jesus em sua vida: deixando de lado tudo que possa ser obstáculo para sua fé, deixando tudo que faz com que duvides do poder de Jesus; Quebrantando-se em sua presença e confiar em sua palavra; testemunhar do poder transformador para todos a fim de estes possam receber também o direito de terem seus nomes no livro da vida (alcançando a salvação – o maior milagre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário