quinta-feira, 28 de julho de 2011

ALCANÇANDO SALVAÇÃO

TEXTO BIBLICO: LUCAS 19.9,10.

CONHECENDO A HISTÓRIA

O texto que lemos refere-se a uma história de um homem chamado Zaqueu. Chefe dos coletores de impostos trabalhava para o império romano. Era desprezado pelos judeus por trabalhar para um dominador estrangeiro e por ser desonesto. Era considerado um pecador. Mas ao saber da passagem de Jesus por Jericó intentou em conhecê-lo. (A fama de Jesus e de seus feitos já havia se espalhado por toda Jericó. Foi em Jericó que Jesus curou Bartimeu (Mc 10.46-52) e outros dois cegos (Mt 20.29-34)). Talvez por curiosidade de conhecer aquele que já havia mudado a vida de muitos daquela localidade. Ou para conhecer aquele que transformou vida de outro publicano em discípulo (chamado Mateus (Mt 9.9)). Seja qual for intenção de Zaqueu, ele tinha um grande desafio pela frente, como ver o Jesus se havia uma multidão na sua frente, e era de pouca estatura. Então corre mais adiante e sobe em uma figueira por que por ali Jesus iria passar. Vendo-o Jesus, manda-o descer depressa, pois Ele tinha o desejo de ficar na sua casa naquele instante. Ele (Zaqueu) desce com toda a pressa e recebeu Jesus com alegria. Tendo o povo visto que Jesus se hospedara em sua casa, murmuravam por Jesus se hospedar na casa de um “pecador”. Imediatamente Zaqueu se levanta e confessa que daria metade de seus bens aos pobres e devolveria quadruplicadamente tudo que havia roubado. Então houve uma confissão do Mestre de que: a salvação havia chegado a sua casa.

A mudança

Zaqueu e os de sua casa alcançaram salvação, não pelo fato de que ele daria parte de seus bens para os pobres, ou pelo fato de devolver o que tinha roubado quadruplicados. Esta é uma atitude que honra ao Senhor e seus mandamentos. Mas Zaqueu reconhece que era um “pecador que precisava da presença de Jesus na sua vida e na vida de seus familiares“. Sabia que a partir daquele momento sua vida precisava ser diferente. A presença de Jesus em sua casa marcava uma nova etapa, um novo marco para sua vida. Ele entendeu o chamado de Jesus e sua atitude invocava o nome do Senhor. E por isso alcança salvação (Rm 10.13). A partir deste momento passa a ser uma nova criatura em Cristo. Estava deixando as coisas velhas para viver uma novidade de vida (II Cor 5.17).

APLICANDO NA VIDA

Talvez como Zaqueu você já ouviu falar de Jesus, dos seus milagres e feitos. Talvez já até testemunhou alguém que foi fruto dos milagres de Jesus. Mas tem permanecido no mesmo lugar, por ter uma grande multidão na sua frente ou por se achar muito pequeno diante dos outros e que Jesus nunca vai te ver ou te notar.

Talvez esteja faltando uma atitude de sair correndo adiante para os lugares que Jesus está.

Talvez você esteja até no lugar onde Jesus se encontra, mas falta-te subir em um lugar mais alto do que a multidão. Falta superar a multidão de problemas e dificuldades, da falta de decisão para se encontrar com o Mestre.

Quem sabe a multidão que está na sua vida seja um amigo que podes pensar mal de você. Ou quem sabe o que o teu vizinho vai dizer. Ou mesmo uma falta de fé de que Jesus possa fazer um milagre na sua vida. Faça como Zaqueu que não mediu esforços para ver Jesus e teve sua vida marcada pela presença do Senhor na sua vida. Tornou-se um homem digno e já não era mais chamado de publicano pecador e sim de “filho de Abraão”, aquele que viria a viver pela fé. Viva pela fé em Jesus Cristo. Pois a palavra de Deus diz que: Quem está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Cor 5.17) Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.13).

Zaqueu invocou o nome do Senhor com sua atitude e alcançou salvação para sua vida.

Faça como Zaqueu tome uma atitude invoque o nome do Senhor. Vença a multidão que está diante de você e receba Jesus em sua vida e terás sua vida transformada pela presença de Jesus. Mudarás a história de sua vida e dos seus. Tome uma decisão ao lado de Jesus nesta hora, neste dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário